Alencar Garcia de Freitas: frio e a chuva, juntos, maltratam mais

4 de julho de 2016




Seria muito interessante se os bem-abrigados e bem-agasalhados prestassem mais atenção nos milhares de irmãozinhos que passam a noite nas ruas, sem abrigo e sem agasalho e, algumas vezes, sem alimento, enfrentando o frio e a chuva deste inverno. 

Será que os bem-abrigados e os bem-agasalhados conseguem dormir, tranquilamente? O Mestre do amor, Jesus Cristo, cobra, com muita razão, a mim e a você, leitor, essa fatura, com o seguinte questionamento: Tive fome e você não me deu comida; tive sede e não me matou a sede; estava nu e não me deu roupa; estava na prisão e no hospital, e não me foi visitar? E ainda assim fica cantando e dizendo por aí que Ele, o Senhor Jesus, foi preparar-lhe uma morada no céu?

Se só o frio já maltrata os pobres, imagine quando o frio vem acompanhado de chuva?

Tenho falado nos meus “discursos” por aí que no verão, no calor, é que os pobres e necessitados vivem melhor (se é que em alguma estação do ano eles vivem melhor?), mas digamos que eles vivem com menos sofrimento! Como assim? 


É que no verão, no calor, podem dormir em qualquer lugar, podem ficar seminus; a alimentação pode estar resumida a um bom bocado de farinha e um caneco de água (a farinha molhada cresce no estômago e eles ficam com a sensação de que a fome passou...). 

Durante o frio, no entanto, quando eles precisam de aquecimento por dentro e por fora, se os bem-abrigados, os bem-alimentados e os bem-agasalhados não os acudirem, a morte vem buscá-los bem mais cedo, com certeza.

É bem verdade que a situação desses irmãozinhos não é mais grave porque existem algumas organizações religiosas (católicos, protestantes e espíritas) que fazem esse trabalho nas ruas, levando aos pobres e necessitados agasalhos e alimentos que ajudam a minorar o sofrimento deles.

Alguém que esteja lendo este texto por acaso já pensou seriamente no sofrimento dos moradores de rua neste tempo de frio e chuva? Perdeu o sono alguma vez com esse quadro? Fez alguma coisa? 


Se não fez, da próxima vez que perder o sono, deixe sua zona de conforto, reúna uns agasalhados e leve um leite com chocolate bem quente para os irmãozinhos que se encontram na praça mais próxima de sua casa. Creio que será um bom lenitivo para eles e para você também.

Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49