Alencar Garcia de Freitas: A manchete joga para cima ou para baixo

19 de julho de 2016


Um conhecido colega jornalista, que continua na ativa, costumava dizer, referindo-se a algumas figuras políticas e empresariais pretendentes a ser notícia, no que dependesse dele, só seriam notícias jogando-se do alto de algum edifício dos mais altos de Vitória, tal a ojeriza que sempre teve por pessoas que querem aparecer na mídia de qualquer jeito. Vez por outra, no entanto, ele tem aberto algumas exceções, segundo tenho lido nos seus textos.

Certamente que figuras políticas e empresariais desse tipo sabem que sendo notícias, principalmente em manchetes, vão aparecer muito mais, mesmo que negativamente.

Sem dúvida uma notícia que apareça em manchete pode jogar alguém para cima ou para baixo. 

Um conhecido empresário brasileiro, que durante muitos anos serviu de manchete por ser considerado um dos homens de negócios dos mais bem sucedidos e ricos do país, bastou tornar-se manchete como um grande sonegador de impostos, para que sua vida virasse pelo avesso, expondo a mulher, os filhos, patrimônio imobiliário, gostos pessoais (coleção de carros importados, calçados, roupas, restaurantes e perfumes preferidos, gastos com viagens internacionais e dezenas de hábitos pessoais até então desconhecidos).

Acho que o melhor mesmo é que ninguém, seja empresário, político ou qualquer outro formador de opinião, evitar enquanto for possível ser manchete, principalmente manchete negativa pela certeza do enorme estrago que esta faz na vida das pessoas. Reconheço que um palpite como este dificilmente será possível colocar em pratica; afinal, muitas vezes os eventos negativos podem ser inevitáveis, como acabamos de ver no caso do acidente de carro ocorrido no último final de semana, na ponte sobre o Rio Jucu, que ceifou a vida de três jovens, cobrindo de luto e dor as famílias das vítimas.


A impressão que se tem é que as manchetes negativas custam muito mais sair do imaginário da população; o melhor mesmo é que elas nunca acontecessem.



Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49