Aqui Cachoeiro de Itapemirim: Elyan Peçanha - Criado no ES, "Pardal" será adotado Pelo Tribunal Superior Eleitoral para eleitor denunciar abusos nas eleições

2 de julho de 2016


Coluna do Elyan
Sábado, 2.7.16



Top Line: Coletânea de destaques



Prefeito Carlos Casteglione e o Ausente Nº 1 Zédu puxando desfile dos ex-alunos do Liceu, completando 80 anos (Foto Pedro Jr.)




Agenda

01) REGISTROS > Hoje é o Dia do Bombeiro Brasileiro (homenagem especial para nosso querido filhote o Capitão BM Guilherme Lourenço Peçanha que atua no XXI Grupamento de Bombeiro Militar em Itaperuna - RJ, na foto com a minha nora, Marcela) / Dia do Hospital / Dia dos Santos Oto de Bamberga; Monegundes, Estêvão, príncipe de Moldávia e Pedro de Luxemburgo / Nesta data, em 1960, casavam-se DM Maria Celita Petri e CL Jerso Fiório, completando hoje 56 anos de uma feliz união conjugal: Bodas de Malaquita. São fundadores do Lions Clube Frade e a Freira. / No dia 2 de Julho de 1823 foi proclamada a independência da Bahia que teve papel fundamental para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa.

02) PARABÉNS > Coluna cumprimenta os aniversariantes deste sábado: a rotariana, odontóloga Dra. Neuza Maria Bertholdi, Sra. Luciano Grillo. / Reynaldo de Souza, da Decorações Novo Lar / Nosso ex – Comandante do IX Batalhão da Polícia Militar, em Cachoeiro, Cel. PM Paulo César Pereira / Médico geriatra Dr. Luiz Antonio Tavares / Na capital do estado, Marquinhos Melo e Pero Paraíso / Eliane Ricco.


Em evidência na galeria Top Line do Baile de Gala do Caçadores, a afilhada Carmen Casteglione. (Foto Elyan Peçanha)

Daqui & Dali

O nome do diretor-geral do DER-ES, Halpher Luiggi, já está no Senado para apreciação. Ele foi indicado nesta sexta para ocupar a direção executiva do DNIT. Funcionário de carreira da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Luiggi já foi diretor do DNIT no Espírito Santo. No governo Paulo Hartung, assumiu a direção do DER-ES. Formado em Engenharia Civil pela UFES, Luiggi é também especialista em Logística de Transportes.

Criação genuinamente capixaba, o “Pardal” desenvolvido pelo TRE-ES foi adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todos os Estados na eleição municipal deste ano. Pelo sistema, o eleitor pode enviar para o Tribunal fotos com flagrantes de suposto desrespeito à lei eleitoral. O TRE e o Ministério Público Eleitoral vão apurar as denúncias.

Aqui no Sul do Espírito Santo acaba de ser lançado um novo atrativo turístico, nas cidades de Iúna e Irupi: trata-se do “Circuito Serras, Águas e Cafezais”, que vem se unir a outros visando promover o segmento na região do Caparaó. Destaques: Poços do Egito, Recanto do Cedro, Cachoeiras do Bráz, Hidrolândia , Santuário de Santa Luzia, Água Santa e Pedra do Pecado.

* CAMPEÃO > Na verdade, com méritos, o nosso dileto amigo Dr. José Ozório de Oliveira sagrou-se campeão do Torneio da Associação Brasileira de Golfe Sênior, no ES, realizado no Hotel Monte Verde Golf & Resort. Coluna apresenta escusas por ter tropeçado na informação e divulgado que ele teria obtido o segundo lugar. Bola prá frente e, mais uma vez, nosso cumprimentos pelo feito, tendo recebido um belíssimo troféu.


Temperatura Máxima

Na companhia do rotariano Miguel Bassul Cerqueira, sua esposa Marília e a filha Mellina, ontem, estivemos na assembleia de posse das novas diretorias do Rotary Cachoeiro e Cachoeiro-Sul, no Buffet Bom Gosto. 

// Hoje haverá festa julina no Morro Faria, num reencontro de amigos e famílias. 

// Logo mais no Sítio Águas do Itabira estará sendo promovido, em palco aberto, o “The Itabira Rock Bar”. 

// A obstetra Dra. Virgínia Gomes ministrou, no meio da semana, palestra no Hospital Maternidade “Menino Jesus”, em Itaipava, unidade hospitalar do HECI, abordando “Dúvidas sobre os partos normais, cesáreos e contraindicações”. Participaram 29 gestantes e quatro papais. 

No Katata´s Gourmet, a mana Elyanara (E) com Beatriz Herkenhoff, Sra. do Ausente Nº 1, Zédu

// Duas primeiras associadas foram integradas ao quadro do Rotary Clube da vizinha Iconha, investidas que foram pela jornalista Denise Vieira: a engenheira ambiental Geovana e a analista judiciária Maria Tereza. 

// No dia 20 do corrente teremos a “II Festa Na Roça”, promoção do Hospital Evangélico (HECI): será na quadra da E. M. Zilma Coelho (Campanha) e a entrada é um prato típico. “HECI valorizando a amizade”. 

// Na comemoração dos 45 anos do Hospital Infantil estiveram presentes grandes baluartes do HIFA: Satyro França, Dª Jandira, Ernane Carlos Galvão, Elvira, Elézia, Rosalina e Zezé, com apresentação do Coral “Nero Abranches”. 

// Comprovando seu prestígio na esfera social do ES, nosso amigo Evandro Doriquetto teve seu níver estampado na coluna do Wesley Sathler na Folha Vitória. 

// Em meio a este recente movimento da cidade, agradecemos o carinho das postagens de Marilene Depes, Marcia Frauches, Lena Madureira, Marília Athayde, Beatriz Herkenhoff e Marialice Marcondes. 

// Apontado pelo amigo Juarez Letaef para Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2017, Bruno Torres Paraíso – do Rio – já sinalizou: “meu tempo já passou e não nasci em Cachoeiro, sou cidadão honorário. - De qualquer modo agradeço o carinho”. 

// Nosso BOM DIA ESPECIAL para a CaL Celita-CL Jerso Fiório. 

// ELYAN PEÇANHA

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49