Alencar Garcia de Freitas: Avenidas, praças e ruas com datas e nomes históricos

19 de agosto de 2016

Jardim Camburi - Rod. Norte Sul ao lado da Caixa Econômica Federal - Acesso Praia de Camburi.
Nome da Rodovia Norte Sul:
avenida José Maria Vivacqua Santos, empresário que criou o bairro.


Jardim Camburi, considerado o mais populoso bairro de Vitória, possivelmente o que tenha maior concentração de nomes de ruas de nomes de pessoas que realmente fizeram história e talvez nenhuma homenageando fatos históricos, como registrados noutras vias da Capital. 

Morador há mais de doze anos dali e habitué de caminhadas matinais no bairro, tornei-me um observador atento de tais realidades. Longe de mim pretender deslustrar os nomes das cidadãs e cidadãos que constam das placas de identificação, alguns dos quais conheci pessoalmente e até convivi com eles, como o saudoso Sebastião da Silva Rabello, meu companheiro de rádio, com quem fiz, durante um bom tempo, o programa “Manhã na Roça”, na Rádio Capixaba. 

Todos os nomes cravados nas placas sem dúvida são credores das homenagens recebidas: Augusto Emílio Estelita Lins, Judith Leão Castello Ribeiro, José Maria Vivacqua dos Santos, Carlos Martins, Eurico Vieira de Rezende, Ranulpho Barbosa dos Santos e tantos outros. Por que não avenidas, praças e ruas com datas de fatos históricos, preferencialmente relacionados ao Estado do Espírito Santo?

No meu entendimento, a nominação de avenidas, praças e ruas com nomes de fatos importantes, nomes que, talvez, fosse mais acertado para nomes de logradouros públicos, para evitar confusão com o nome de um descendente, como aconteceu, há algum tempo, e as pessoas menos informadas ficavam indagando, achando que o nome da avenida era uma homenagem a alguém não credor de tal homenagem.

Minha sugestão, sem qualquer preconceito, é que, no caso de ser nome de alguma pessoa conhecida, se fizesse um levantamento completo de sua vida e identidade, começando lá de trás.

Avenidas, praças e ruas devem ter nomes que perpetuem pessoas e fatos históricos que realmente tenham contribuído em favor do desenvolvimento do município, do estado e do país; alguns exemplos são Colonização do Solo Espírito-Santense, Expedicionário, Independência, Batalha do Riachuelo e Contestado.

O poder público deve trabalhar mais nesse sentido, até para evitar que amanhã ou depois se troque o nome que está lá na placa por outro e aí a população tem que acrescentar: ex-avenida, ex-praça e ex-rua tal.

Quando eu morrer que o meu nome não seja lembrado, em hipótese alguma, para algum espaço público, nem mesmo para um beco. É meu sincero desejo.



Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49