Alencar Garcia de Freitas: Nem tudo está perdido

29 de agosto de 2016
Há muito tempo se ouve dizer que as coisas no mundo vão de mal a pior; por outro lado se ouve também que nem tudo está perdido. Antes assim. Talvez o problema maior é porque não se consegue ter uma visão mais otimista e de boa vontade com as pessoas com as quais lidamos no dia a dia, vendo nelas apenas o que existe de negativo. 

Tenho procurado me autoconscientizar que para o mundo melhorar eu devo ser o primeiro a fazer a minha parte; não adianta pretender que outros façam o que eu não consigo fazer de melhor. Minha contribuição nesse rumo poderá ser o grande diferencial...

Sou useiro e vezeiro do transporte público desde que parei de dirigir. Isso tem sido bom demais para o meu dia a dia, inclusive para o meu lado profissional, porque por esse meio estou tendo a oportunidade de conhecer muito mais a realidade vivida pelos profissionais e pessoas mais humildes que usam o transporte de massa.

Outro dia vi um monte de pré-adolescentes e adolescentes saltando a roleta para não pagar a passagem; e o curioso é que alguns deles bem vestidos, usando roupas e tênis de marca. A ideia é que alguns deles agem assim para chamar a atenção. Inacreditavelmente, no meio desses jovens ainda existem alguns que são “puros” ou não pegaram a maldade dos mais experientes. 

Recentemente tive essa comprovação. No ônibus em que vinha para o trabalho, quando esse parou no ponto em frente à Assembleia Legislativa, dois adolescentes antes de entrar, perguntaram ao motorista se o ônibus iria para o Centro de Vitória e, de modo um tanto ingênuo, perguntaram se o motorista dava uma carona a eles, e a resposta do motorista foi fechar a porta e arrancar com o carro (certamente, se fossem do time da pesada, entrariam e saltariam a roleta numa boa...).

O ser humano precisa aprender a ser mais otimista e focar sua visão e sua avaliação nos muitos que ainda são ou lutam aguerridamente para acreditar nos milhões de honestos que fazem a parte deles, mostrando que nem tudo está perdido neste mundo de tantos corruptos que têm envergonhado os honestos.


Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49