Dez "mitos" que inventaram para seu automóvel e você acreditou. Veja as dicas de Cleber Mesquita, da Trilha Motor

17 de agosto de 2016
Siga abaixo o roteiro do gerente da Trilha Vitória, Cleber Mesquita, e veja a bobeira que é acreditar que o "ponto morto" da  marcha economiza gasolina. Entre outros "mitos" do seu calhambeque.


Se você é daqueles motoristas que lavam o motor do carro, acham que o veículo em ponto morto economiza gasolina ou que deve colocar o câmbio em neutro nas paradas, é melhor rever os seus conceitos. 

O gerente da Trilha Vitória, Cleber Mesquita, esclarece essas e outras questões para você dirigir com mais tranquilidade, e não pagar mico (nem multa).

LAVAR O MOTOR

A prática não é mais recomendada por engenheiros, pois pode danificar componentes elétricos e eletrônicos que ficam no cofre do motor. Segundo o gerente da Trilha Vitória, Cleber Mesquita, se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada, pois os carros atuais têm vários sensores eletrônicos que ao molhar podem causar algum dano. Existe no mercado lavagem a seco e a vapor que são mais seguras. 

FAROL DE NEBLINA


Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, com neblina. 
Durante o dia, a lei agora pede que os faróis baixos sejam usados.

- “À noite, são insuficientes para iluminar o caminho, já que têm luz mais fraca e difusa. Use-os sempre junto com os faróis principais”, explica Mesquita. E não adianta colocar lâmpadas mais fortes, já que o facho do farol de neblina só faz criar um clarão incômodo e sem forma à frente do carro.
SPRAY NO FUNDO DO CARRO

Borrifar produtos químicos na parte de baixo do carro não é mais necessário. De acordo com Cleber, esses produtos podem atacar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua vida útil. 

- “Se estiver muito sujo, ou for algo incômodo ao dono do carro, é melhor lavar com água em alta pressão mesmo”, explica o gerente.

SÓ ÁGUA NO RADIADOR

Foi-se o tempo que era possível completar com apenas água o nível do radiador. 

- “A água da torneira pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão dos componentes”, diz Cleber. 

Além disso, muitos motores trabalham a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Assim, um aditivo é indispensável ao funcionamento do propulsor.

NÃO MISTURAR GASOLINA E ETANOL NO TANQUE

Há um mito de que não se pode misturar grandes quantidades de gasolina e etanol no tanque do carro. Segundo o gerente da Trilha Vitória, isso não é verdade, visto que os sensores localizados na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são todas preparadas para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível desde que o carro seja Flex.

PONTO MORTO NÃO ECONOMIZA MAIS COMBUSTÍVEL

Ao contrário do que se diz a crença popular, da época dos carros com carburador, colocar o carro no ponto morto, como é popularmente conhecido, não ajuda a economizar combustível. De acordo com Mesquita, o sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível, mesmo assim.

-  “Para conseguir economizar, basta tirar o pé do acelerador e aí o carro vai entender que não está sendo requisitado e injetar apenas o necessário para manter o motor funcionando”, afirma Mesquita.

ACELERAR O CARRO ANTES DE DESLIGAR

Acelerar o carro antes de desligar também é um mito que caiu com o carburador (foto). 

Havia a prática em carros carburados para tentar facilitar a próxima partida ao deixar a gasolina ou etanol na linha de combustível, reduzindo o esforço da bomba para puxar.

-  “O problema é o combustível que fica no cilindro e não é queimado retira o fio de óleo que envolve os pistões, gerando maior atrito na próxima partida e desgastando mais as peças”, diz Cleber.

COLOCAR O CÂMBIO AUTOMÁTICO EM NEUTRO NAS PARADAS

Ao contrário do mito, não é preciso colocar o câmbio em neutro nas paradas em semáforos. 

- “Ele não será sobrecarregado por, supostamente, querer acelerar enquanto você segura o veículo no freio. Enquanto o carro estiver ligado haverá lubrificação dos componentes e na verdade a troca de neutro para drive ou vice-versa o tempo todo, pode levar na verdade a um desgaste maior e prematuro dos tambores de acoplamento”, explica o gerente da Trilha Vitória.

PNEU NOVO NA FRENTE OU ATRÁS?

Pneus novos na frente ou atrás? Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. 

- “O correto é colocar na Traseira, pois se por acaso o carro tiver um pneu furado, a perda do controle, será maior na traseira, pois o eixo dianteiro tem mais controle por causa da direção. Já o desgaste dos pneus, se dá normalmente mais na frente por ter o peso do motor.”.


NÃO PASSE POR LOMBADAS NA DIAGONAL

Passar sobre lombadas na diagonal é melhor para o carro? 

- "Não, é mito", diz Cleber. 

Mesquita explica que esse tipo de manobra provoca uma torção desnecessária no monobloco do veículo, o que deve ser evitado. 

- "O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo".

Com Tatiana Paysan

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