Feira Internacional de Artesanato e Decoração vai até domingo na Arena Camburi Eventos.

12 de agosto de 2016

Com mix de mais de 10 mil produtos, feira atrai toda a família, reunindo culturas, artes e tradições de várias partes do mundo

A 14ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) segue até domingo, na Arena Camburi Eventos, em Vitória/ES. Reunindo culturas, artes e tradições de várias partes do mundo, a feira traz cerca de 150 expositores de 13 países e 12 estados brasileiros. 

Quem passar por lá poderá conferir novidades em objetos de decoração, arte, moda e beleza, além de encontrar opções diferenciadas para o Dia dos Pais.

Segundo a diretora da Feincartes, Maria Mathias, a expectativa é de que até o final do evento cerca de 60 mil pessoas passem pelo local. Ela conta que é uma grande oportunidade dos capixabas conhecerem a diversidade cultural e tradições seculares de diversos países e adquirir peças produzidas de forma artesanal por um preço mais acessível. 

- “A feira este ano está cheia de novidades. Temos opções que agradam tanto às mulheres quanto os homens. E para entrar no clima das Olimpíadas, instalamos um telão na praça de alimentação com transmissão dos jogos”.

O grande diferencial da Feincartes é a participação dos próprios artesãos no evento, que apresentam suas peças e demonstram um pouco de suas histórias, raízes e experiências.

- “Esse contato direto dos expositores é bastante enriquecedor e uma oportunidade única de conhecer como as peças são produzidas”, complementa Maria.

Dentre as participações internacionais estão países como Índia, Egito, África do Sul, Japão, Indonésia, Paquistão, Turquia, França, Grécia, Peru, Quênia, República Tcheca e Senegal. Já entre os estados brasileiros, artesãos capixabas e do Norte ao Sul do país participam do evento.

-  “Nesta edição, a feira tem um mix de mais de 10 mil produtos. São artigos que traduzem o que tem de melhor no artesanato brasileiro e mundial, entre móveis, peças decorativas, acessórios, joias e confecções”, revela Maria Mathias.

A feira estará aberta para visitação das 15 às 22 horas, todos os dias. A entrada será no valor de R$ 8,00. Crianças de até 12 anos são isentas da cobrança do ingresso e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.

Sobre alguns expositores internacionais
Cultura indiana: berço do hinduísmo e do budismo e com uma fusão de várias crenças, a cultura indiana encanta por suas expressões artísticas. Móveis em marchetaria, tapetes, pashminas e joias são algumas novidades da Índia na Feincartes.

Turquia e seus encantos: escolher peças exclusivas e diferentes é sempre uma ótima alternativa para inovar na décor. A originalidade e o colorido do artesanato turco estão bem representados no espaço destinado à Turquia. Entre as peças que se destacam, estão as luminárias em vitrais de mosaico e os artigos em cerâmica pintadas à mão.

Do Egito para Vitória: a Tenda Egípcia traz um mix de peças que retratam a cultura de seu país. 

Entre as novidades estão os papiros egípcios, roupas para dança do ventre, os famosos lenços, além de esculturas e cerâmicas.

Joias de Senegal: o designer de joias Cheikh Ahmed Tidiane, mais conhecido como Cheeks lançou sua nova coleção na Feincartes. Nascido no Senegal, Cheeks mora em Paris e também atua como DJ em Florença, na Itália. Com um trabalho consolidado na Europa e nos Emirados Árabes, o designer vem pela primeira vez ao Estado para apresentar toda versatilidade de suas criações, produzidas com esmeraldas, rubis, turmalinas e pérolas.

África do sul: O artesanato sul-africano é bem diversificado, pois apresenta muita riqueza cultural em razão das produções feitas a partir de materiais próprios da região, extraídos da natureza. É reconhecido mundialmente em virtude de suas belezas e estilo próprio e destaca-se pelos detalhes e peças esculpidas de forma artesanal.

Peru: o que existe de mais tradicional e famoso no artesanato andino são os espelhos e papiros em molduras pintadas com pó de ouro, expressado as representações religiosas. Também fazem sucesso as cerâmicas, os enfeites de paredes e as peças de decorativas.

Japão: panelas de cerâmica, vasos e muitas peças em utilitárias em cerâmica e porcelana.

Divindades da Indonésia: a arquitetura, as manifestações culturais e a simpatia do seu povo fazem da Indonésia uma mistura de mistério e magia. Representando um pouco da cultura do país, a Feincartes contará com esculturas de animais e de divindades, máscaras tribais e de Buda, móveis e diversas peças em madeira.

Arte em barro ao vivo: o mestre da arte figurativa em barro Leonildo Nascimento, da cidade de Caruaru, Pernambuco, está produzindo peças ao vivo na Feincartes. O artesão é famoso pelas criações que representam a cultura nordestina, como namoradeiras, família de retirantes e o casal Lampião e Maria Bonita, tudo feito em barro e pintado à mão.

Índios do Brasil: integrantes da tribo Pataxó trouxeram peças produzidas na tribo, na região de Coroa Vermelha, na Bahia. Eles participam da Feincartes por todo o país desde 1997, apresentando a cultura indígena. A tribo trabalha com madeira, osso, sementes e coco.

Aparechitas: diretamente de Minas Gerais, a marca Aparechitas também leva para o evento peças diferenciadas para quem não abrem mão de deixar a casa sempre arrumada. O tecido chita é o carro-chefe da marca que também trabalha com outros tecidos, tudo artesanalmente. São peças como colchas, toalhas de mesa, capas de travesseiro, capas de almofadas, sousplats, jogos americanos, porta-guardanapos, entre outros artigos para a casa.

Piatto Gourmet: unindo funcionalidade e decoração, as peças da Piatto Gourmet, de Minas Gerais, são produzidas de forma artesanal com de madeira de demolição e vidro temperado estampado com desenhos coloridos e divertidos.

Serviço
Data: até 14 de agosto
Horário: das 15 às 22 horas
Local: Arena Camburi Eventos – Avenida Norte Sul, Jardim Camburi, Vitória/ES.
Ingresso: R$ 8,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia. Crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas.
Informações: (27) 3209-1276 / 3209-1277
Fanpage: www.facebook.com.br/feirafeincartes

Com Camila Gumieiro

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49