Negócios que nasceram de uma grande amizade

10 de agosto de 2016
Amigos, sim, sócios também! Eles têm sido requisitados quando o assunto é começar um negócio.

Alguns amigos vêm contrariando um velho ditado popular que diz “amigos, amigos, negócios a parte” - e provam que a parceria entre amigos pode, sim, dar certo. Para isso, eles garantem que é preciso compromisso e disciplina.


Dividir as tarefas da empresa e tomar decisões importantes em conjunto também faz parte das atitudes que ajudam a manter a relação amigos X sócios de forma saudável.


É o que faz a empresária Nina Seidel. 
Ela e a amiga Marília Biancardi inauguraram em junho um bar em Vitória, realizando um sonho de infância delas. 


As duas amigas 
e sócias no Capella

- “Nós duas sempre tivemos o sonho de ter alguma coisa. Primeiro eu abri uma loja de roupa e agora nós tivemos a oportunidade de nos unir e foi o que nós fizemos, sem pensar duas vezes. Eu confio muito nela”, diz.

Para evitar desentendimentos, elas delegaram funções para cada uma. Se ainda assim, algo não funcionar como o combinado, elas garantem que o segredo é não acumular os problemas e resolver tudo na hora. 

- “Nós conversamos muito e se algo desagradou uma, a gente esclarece logo e fala que não achou aquilo legal”, explica Nina.

Já os amigos Vinícius Loyola e Taiguara Moura também não têm do que reclamar. Os dois criaram uma franquia de saladas, que abriu nova unidade no mês passado, prova de que a união vem dando certo. 

- “Há dois anos eu fiz uma viagem aos EUA e vi que a saladaria era um negócio muito interessante. Nesse meio tempo, o Taiguara estava voltando a Vitória, depois de ter morado no Rio. Nós nos reencontramos, eu contei a ele a minha ideia, e ele topou embarcar nessa comigo”, comenta Vinicius.

Para ele, a amizade vem acompanhada da confiança, por este motivo, convidar um amigo para ser seu sócio pode ser a melhor escolha. 

- “A gente se conhece há mais de 25 anos, mas depois que abrimos o negócio tivemos que depositar ainda mais confiança um no outro”, afirma.

A divisão de tarefas também faz parte da rotina desses amigos. Enquanto Vinicius cuida das compras e do marketing, Taiguara coordena o departamento pessoal e administrativo. Mesmo assim, eles garantem estar por dentro de tudo que acontece na empresa. 

- “Nossa gestão é bem compartilhada, e as decisões são tomadas em conjunto, mas isso não é uma regra, apenas porque gostamos de saber o que o outro está pensando”, conta Vinicius.

De acordo com Nina, o segredo para a parceria com amigos funcionar é não perder o espírito da amizade e, em alguns momentos, esquecer que aquela pessoa também é seu sócio.

-  “Uma coisa que a gente costuma fazer é sair para falar sobre a vida, lembrar os bons momentos que vivemos juntas e não tocar em assuntos da empresa”, pontua. Além disso, o companheirismo, sinceridade e o respeito, são essenciais.

Com Bruna Littig

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49