Troller T4 é um dos oito carros brasileiros elogiados em outros países

25 de agosto de 2016


Veículo está entre os nacionais cobiçados e até invejados pelos gringos


Os carros made in Brasil não são tão bem vistos por alguns críticos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, há projetos nacionais bastante elogiados (e até cobiçados) pelos gringos. O Troller T4, disponível na Trilha Vitória, está entre os oito carros brasileiros elogiados em outros países.

Lançado em 2014, o novo T4 teve uma recepção muito calorosa no exterior. Vários sites rasgaram elogios ao jipe produzido pela Ford. 
A Autoweek o chamou de "sucessor espiritual do amado Bronco" (em referência ao clássico modelo produzido pela marca do oval azul de 1966 a 1996) e sugeriu à Ford que importasse algumas unidades para os Estados Unidos.

Já o Autoblog foi além e desmanchou-se em elogios ao projeto:

-  "Estamos acostumados a ser tentados por frutos proibidos, mas não sei se podemos resistir a este carro. Precisamos dele imediatamente."

Segundo o gerente da Trilha Vitória, Cleber Mesquita, o novo Troller tem uma carroceria de fibra com tecnologia única - no Brasil somente a carroceria do Troller T4 possui. 

Foram importadas dos EUA máquinas de prensa, que produzem peças mais resistentes e com um excelente acabamento, tornando o T4 um dos carros mais seguros do mundo. A fibra, além de ser mais resistente, possui uma elasticidade contra impactos, preservando a cabine do carro e protegendo o condutor. 

- “O projeto do novo Troller foi algo que deu muito certo, pois além de bonito, o carro é bastante equilibrado”, comemora Cleber.

Características

Com motor 3.2 turbo diesel, o novo Troller T4 possui cinco cilindros capazes de render 200 cv de potência e 47,9kgfm de torque, e o seu consumo é de cerca de 10 km/l, o que representa muita economia, uma boa alternativa para o período de crise. Além disso, o 4 x 4 também está mais espaçoso _ ganhou 40 litros a mais de capacidade no porta-malas, oferecendo agora um total de 134 litros.

O Troller T4 ainda possibilita mudança de tração 4x2, 4x4 e também na opção reduzida, ideal para subir e descer obstáculos. Com ela acionada, não é preciso acelerar nem frear, o carro faz tudo sozinho. O câmbio é manual de seis marchas, e o veículo possui também computador de bordo, ar condicionado digital, CD player com rádio, entrada auxiliar, USB e conexão bluetooth, e teto solar panorâmico.

A segurança é reforçada com os freios do tipo ABS e EBD nas quatro rodas. Sua transmissão é manual de seis velocidades; e a direção, hidráulica. O T4 também se destaca por sua imponência: possui 4,1 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,96 m de altura, com entre-eixos de 2,58 m. Além disso, vem com nove opções de cores: amarelo dakar, preto mendoza, branco diamante II, vermelho arizona, azul maresias, prata geada, verde mauritânia, verde maragogi e laranja nazca.

A Troller Veículos Especiais foi fundada em 1995, mas o T4, primeiro produto a ter volumes relevantes de vendas, apareceu apenas em 1999, usando um motor a gasolina. A empresa cearense foi adquirida pela Ford em 2007. A segunda geração do T4 foi lançada no Brasil em 2014, chegando já como modelo 2015.

Com Tatiana Paysan

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49