Dia do Vegetarianismo: alimentos que substituem a proteína animal

30 de setembro de 2016


A nutricionista Bianca Cangini afirma que é possível encontrar fontes tão boas ou até superiores de proteínas nos alimentos vegetais

A pessoa que passa a adotar uma dieta vegetariana deve saber que terá que readequar seus hábitos alimentares com o objetivo de que todas as suas necessidades nutricionais, incluindo a proteína fornecida pela carne, sejam supridas. Uma das principais dúvidas dos vegetarianos, especialmente os novatos, é: o que colocar no lugar da carne?

A alimentação sem carne é a característica comum, mas existem vários seguidores do vegetarianismo e alguns deles podem ou não utilizar derivados de animais em sua alimentação. 
O ovo-lactovegetariano, por exemplo, consome ovos, leite e laticínios. Já o lactovegetariano não come ovo, mas ainda faz uso do leite e laticínios. 
E há ainda o vegetariano estrito, que não utiliza nenhum derivado animal na alimentação – é o tipo de vegetarianismo adotado pelos veganos.

De acordo com a nutricionista Bianca Cangini, a carne não deve ser substituída por apenas um alimento. 

- O ideal para quem inicia uma dieta vegetariana é combinar vários alimentos, pois há alguns que são ricos em proteínas, mas pobres em ferro, como é o caso do leite e do queijo. Por isso, é muito importante que, ao iniciar no vegetarianismo, a pessoa seja acompanhada por um profissional, para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam supridas, e isso é muito particular de cada indivíduo”, orienta ela.

As proteínas são necessárias para a formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células. Portanto, devem estar presentes na alimentação do dia a dia de qualquer coisa.

-  “A quantidade de proteínas que devem ser ingeridas por dia varia de pessoa para pessoa. Vai depender da sua rotina, profissão, se é sedentária ou não, etc. A dieta vegetariana, assim como as demais, também tem de ser personalizada. Por exemplo, uma pessoa com insuficiência renal não pode consumir muita proteína”, destacou Bianca.


Segundo a nutricionista, ao eliminar a carne da dieta, deve-se dobrar o cuidado no aumento do consumo de um só tipo de alimento para compensar a ausência da proteína da carne.

 “Para substituir a carne, muitas pessoas começam a consumir um único alimento em grande quantidade, como o ovo ou a soja, por exemplo, e acabam não variando as fontes de proteínas. O desafio maior fica para os veganos, que não consomem nada de origem animal, mas há muitas outras fontes de proteína, como a ervilha, a proteína do arroz, o cogumelo, os folhosos verdes escuros, além dos alimentos ricos em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro”, ressaltou.

Entre os alimentos que são bons substitutos da carne, também estão: sementes; leguminosas, como grão de bico, lentilha e feijão; frutas; verduras; e óleos de boa qualidade, como o azeite extravirgem.

Alimentos que são boas fontes de proteínas:

Tofu
Fornece cerca de 10g de proteínas. É rico em isoflavonas, que ajudam a proteger o coração; mantêm os vasos sanguíneos saudáveis e podem aumentar a circulação do sangue e melhorar a função muscular.

Leites vegetais
Como não é tão rico em proteínas, deve ser associado a outro alimento, como a proteína em pó.

Coco
Cada porção contém cerca de 10g de proteína. Os benefícios são obtidos quando se come a fruta ou através do leite de coco.

Beterraba
Além de fornecer cerca de 4,5 gramas de proteína com uma média de 150g, é fonte de vitamina A, C, Complexo B, fósforo, zinco, magnésio, potássio, flavonoides e fibras.

Arroz integral
Embora seja uma boa fonte de proteína, é indicado que ele seja consumido junto dos grãos (feijão, lentilha, etc), que também são alimentos ricos outros nutrientes.


Chia
100 gramas da semente carregam 16g de proteína em sua composição. Além da proteína, ela oferece alta concentração de ômega, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, selênio, zinco, cobre, e fibras.

Amaranto
Possui cerca de 15% de proteína com alto valor biológico, além de ser fonte de cálcio, fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes (Com Letícia Passos).


Bianca Cangini 
é nutricionista

Serviço:
A nutricionista Bianca Cangini atende na Ana Flavia Moll Dermatologia, localizada no Shopping Day by Day, na Praia do Canto, em Vitória.
Consultas: (27) 3300-6200 / (27) 99911-0719 - Exames: bioimpedância Tetrapolar e Food Detective


COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49