Fórum IEL de Carreiras ajuda jovens na escolha e desenvolvimento de profissões

26 de setembro de 2016


Pela primeira vez no ES, encontro tem parceria com a Rede Gazeta e traz especialistas sobre mercado, inovação e empreendedorismo



Para estimular a competitividade dos jovens por meio da capacitação e o desenvolvimento profissional, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) e a Rede Gazeta realizam, pela primeira vez no Espírito Santo, o Fórum IEL de Carreiras no próximo dia 6 de outubro, a partir das 9 horas. A participação é gratuita e o encontro será no Vitória Grand Hall, Santa Luiza, em Vitória.
A iniciativa é o maior evento de discussão sobre carreiras no Brasil.

O Fórum é destinado a estudantes de nível médio, técnico e superior, aos jovens empresários, gestores de recursos humanos e profissionais em início de carreira. A intenção é reunir esses públicos para compartilharem conhecimento sobre um tema de relevância para as empresas brasileiras: 

- “o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e a geração de oportunidades através do aprendizado”.

A primeira edição do Fórum IEL de Carreiras ocorreu em 2014, na cidade de Recife/PE. Este ano o IEL nacional promove o evento em cinco estados brasileiros Pernambuco, Goiás, Paraná Bahia e, inclusive, no Espírito Santo, onde também acontece a entrega do Prêmio IEL de Estágio, etapa regional. A iniciativa reconhece as melhores práticas de estágio, incentivando a formação profissional, inovação e empreendedorismo.


“A vivência no Fórum IEL de Carreiras possibilitará que os estudantes tenham acesso a novas profissões e novos perfis que serão exigidos pelo mercado, com intuito de dar uma noção do perfil do trabalhador que vai atender as exigências de uma indústria mais moderna. A intenção é que os jovens despertem mais cedo o interesse em planejar e desenvolver sua carreira com foco em atender as demandas do trabalho e também no desenvolvimento humano. A discussão será em torno da agenda "carreira do jovem", apresentando desafios, competências, empregabilidade, ambiente de trabalho e de que forma o jovem pode utilizar as ferramentas disponíveis para melhorar a sua performance”, convida o superintendente do IEL, Fábio Dias (foto).

A iniciativa prevê a discussão sobre construção de carreiras, apontando cenários e tendências, despertando a importância para o empreendedorismo. 

- “Entendemos que o Fórum de Carreiras aproxima a Rede Gazeta do público jovem levando informação e conhecimento, nossas matérias primas, por meio de uma prestação de serviço que vai muito além do jornalismo”, completa a diretora de Desenvolvimento Institucional da empresa, Leticia Lindenberg.

Feira de Oportunidades e especialistas

A programação inclui uma Feira de Oportunidades e palestrantes especialistas em mercado de trabalho e inovação, com atuação executiva em grandes empresas, estudos em Internet, Rede, Psicologia, Comunicação, estratégia, jogos cooperativos, colaboração humana, economia criativa e empreendedorismo. 

O encontro termina com a palestra do rapper, compositor, escritor e empresário Gabriel, O Pensador. 
O convidado finaliza com um pocket show para os participantes. As inscrições gratuitas estão disponíveis no site www.iel-es.org.br/forum. Também é possível ter acesso a programação completa pelo aplicativo Fórum IEL de Carreiras, com download gratuito disponível para App Store e Google Play.

Palestrantes
Dado Schneider - Atuou como publicitário por 20 anos. Foi executivo de marketing da Claro e consultor de grandes empresas nacionais. Há três anos viaja por todo o Brasil como palestrante. Em sua palestra, procura mostrar para as Gerações X e Y o elevado grau de digitalização que já possui a Geração Z desde que nasce e como estamos todos ficando defasados em relação a eles.

Suzana Freitas - Psicóloga, pós-graduada em Modelos Estratégicos de Gestão de Pessoas pela FIA. Atualmente é Human Resources Business Partner na TV Globo. Trabalhou na Ericsson Television - Inglaterra, Ericsson Telecomunicações e Intelig.

Du Migliano - Formado em Comunicação na ESPM-SP com especialização pela Libera Univesitá di Milano na Itália. 

É um dos fundadores do 99jobs.com, uma comunidade colaborativa online de recrutamento e seleção, que pretende redesenhar a forma como as organizações e as pessoas se conectam baseado em suas crenças e valores. Sonha com um mundo onde cada vez mais pessoas possam fazer aquilo que amam.

Edgar Gouvêa - Arquiteto especializado em bioarquitetura e tecnologia intuitiva, pós-graduado em jogos cooperativos. Consultor e palestrante internacional nas áreas do novo protagonismo e jogos cooperativos. Fundador e presidente do Instituto Elos, organização focada em desenhar e realizar estratégias para construirmos juntos o melhor dos mundos e do Programa Guerreiros sem Armas, curso internacional que diferentes países que buscam transformação e querem ser parte dela, onde o saber compartilhado de todos é a base para se construir sonhos coletivos. Edgar Gouvêa está na ponta da pesquisa aplicada sobre como mudar o mundo.

Gil Giardelli - Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Difunde ideias inovadoras e inspira o Empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais.

Gabriel, O Pensador - Rapper, Compositor, Escritor, Palestrante e Empresário.
Painel Ambiente de Trabalho
Vontade de fazer mudança
09:30 - Dado Schneider

Ambiente de trabalho
10:45 Suzana Freitas - Rede Globo
11:45 - Du Migliano - 99 Jobs
12:15 - Debate com os palestrantes - Moderador - Paulo Mol - IEL

Painel Empreendedorismo
Transformar o mundo brincando
14:30 - Edgard Gouveia - Play The Call

A inovação que muda tudo - Indústria 4.0
15:15 - Gil Giardelli - Gaia Creative 5era

Minha carreira nada convencional
16:15 - Gabriel "O Pensador"
17h - Debate com os palestrantes - Moderador - Gustavo Correia

Prêmio IEL regional
17:30 - Prêmio IEL
18h - Pocket Show Gabriel Pensador

Programação da Feira de Oportunidades
09h - 18h - Parceiros levarão ao conhecimento dos jovens novidades e informações sobre produtos, serviços e oportunidades do interesse desse público.
Praça de Alimentação
11h - 18:45 – Food truck

Com Ismael Inoch
Comunicação Externa
Rede Gazeta

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49