Ex-pacientes de hospital em Colatina se reúnem para trocar experiências de vida

27 de outubro de 2016
Pessoas que passaram pelas UTIs do São Bernardo Apart Hospital celebram a vida


Por Letícia Passos

Pessoas que passaram pelas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), seus familiares, médicos e funcionários do São Bernardo Apart Hospital, em Colatina/ES, se reúnem nesta quinta, dia 27,  para trocar experiências vivenciadas dentro da instituição durante período de internação e celebrar sua recuperação. 
É o Encontro Anual de Ex-Pacientes da UTI e UTIn, do qual devem participar cerca de 100 pessoas.

No encontro, pacientes e ex-pacientes darão depoimentos emocionantes sobre como superaram as adversidades e se fortaleceram com a doença. “São pessoas que estiveram entre a vida e a morte e agora celebram a vida e dividem suas histórias como forma de encorajar e dar esperanças a quem precisa”, destacou o Médico Intensivista e Diretor Técnico do hospital, doutor Ricardo Perez Lopez.

Este é o caso de Anderson da Silva Santos Prado, de 39 anos, que ficou 57 dias na UTI por conta da gripe H1N1. Apesar de ter tido complicações da doença, como problemas renais e pulmonares, ele acredita que foi uma experiência que irá levar para sempre e que merece ser compartilhada.

-  “A vida é um constante aprendizado. Com esta experiência que tive de quase morte, é impossível dizer que nada mudou. Hoje eu observo com mais atenção o verde das folhas, as árvores, o vento que bate no rosto e o luar da noite. Foi, com certeza, uma segunda oportunidade que a vida me deu”, enfatizou Anderson, que é empreendedor individual.

Quem também passou por uma experiência da qual nunca irá se esquecer é Luciene Auxiliadora de Souza, mãe da pequena Maria Luíza, que nasceu prematura – aos seis meses. 

-“Antes do parto, fiquei internada por 15 dias, tendo que fazer várias ultrassons e outros exames quase que diariamente. Durante este tempo fui muito bem tratada por todos da equipe do hospital. Este cuidado e visita dos amigos foi de suma importância. Eu não estava me sentindo bem, a pressão estava nas alturas. A cesárea ocorreu bem e me vi mãe de um bebê prematuro, que ficou 70 dias internada na UTIn. Ela também foi muito bem tratada, ganhou lacinhos para a cabeça, comemoração de ‘mesversário’, recadinho na incubadora, fotos e carimbo de pé e mão. Pude acompanhar momentos especiais, como a primeira dieta, o primeiro banho e a tão esperada mamada. Foi um grande desafio, mas tive muitas pessoas me apoiando e dado força. Hoje a Maria já está com um aninho e é motivo de alegria em casa, e será um prazer muito grande poder dividir o momento com todos que participaram efetivamente desse ano conosco”, destacou Luciene.

Além dos depoimentos de ex-pacientes, o encontro será comemorado com música, lanche, lembrancinhas, e benção pelo frei Pedro.

Novos leitos

O São Bernardo Apart Hospital é considerado um dos mais modernos hospitais do Espírito Santo, pois atua com o conceito de hotelaria e alta tecnologia. O atendimento humanizado e recursos de primeiro mundo são os grandes diferenciais do hospital. Prova disso é o formato da própria UTI, onde cada leito fica em uma área privativa, que permite a acomodação de um acompanhante para cada paciente com visitas estendidas durante todo o período de recuperação. 

Estão em fase de construção mais 10 leitos de UTI no hospital. A previsão é de que, até o final deste ano, eles sejam inaugurados. E, até o final de 2017, outros 10 – totalizando mais 20 leitos de UTI.

Atualmente, o São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, conta com 112 leitos, incluindo UTI, UTIN, hemodinâmica, pronto socorro, centro cirúrgico e clínica. Além dos leitos, há previsões para novos equipamentos até o final deste ano, como uma nova tomografia computadorizada, e atualização do que há de mais moderno para ressonância magnética – um equipamento totalmente digital com transmissão de imagens através de fibra optica que facilitará os estudos clínicos para diagnóstico em todas as anatomias.

Modernidade e conforto nas UTI’s
As UTIs Infantil e Adulto são uns dos mais bem equipados centros de terapia intensiva do país. Um alto índice de recuperação de pacientes com risco de óbito (medidos pelo índice Apache II) tem colocado a UTI do São Bernardo Apart Hospital entre as mais eficientes do Brasil e do Mundo.

Já os apartamentos são projetados para oferecer aos pacientes e acompanhantes conforto e funcionalidade, com suítes especiais mais amplas e mobiliários exclusivos. Todos os apartamentos são equipados com TV de LCD, frigobar, telefone, secador de cabelo, ventilador de teto e ar condicionado. Os quartos contam ainda com camas alemãs totalmente automatizadas e com dispositivos anti-escaras que facilitam a circulação sanguínea em pacientes acamados. A estrutura também garante maior bem estar para os acompanhantes, que tem à disposição poltronas amplas e confortáveis.

Humanização hospitalar
Pensando no bem-estar do paciente e com a intenção de tornar a sua estadia no hospital mais leve, o São Bernardo Apart Hospital deu início às aulas ao ar livre para pacientes com acompanhamento de profissionais da Fisioterapia e da Nutrição. “É um momento de relaxamento e interação, onde são realizados alguns exercícios físicos leves, com acompanhamento de uma equipe composta por fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro, seguido de um lanche saudável, com direito a suco verde e salada de frutas”, contou Fernanda de Castro Dalla Bernardina, diretora do hospital.

Além disso, o hospital inaugurou em setembro deste ano uma brinquedoteca para crianças internas com brinquedos, roda de leitura e cineminha.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49