Alencar Garcia de Freitas: Porque Guarapari é o principal polo turístico do ES

28 de dezembro de 2016


Pode até causar ciumeira a outros municípios, sobretudo aos municípios serranos capixabas, mas não deveria assim; afinal o maior diferencial de Guarapari é o fato desse município trabalhar para conquistar tal posição há décadas, começando lá atrás quando se discutiu e se propagou em todo país a existência lá de alta concentração de areias pretas, isto é, de monazita, mineral amarelado e radiativo tão difundido e recomendado para o tratamento de algumas doenças e, mais do que isso, estaria sendo furtado por estrangeiros para fins bélicos. Atualmente quase não se fala mais na existência dessas areias, mas, suponho, uma boa parte dos turistas que aportam em Guarapari ainda acredita que aquelas areias sejam de grande valor medicinal. Seja como for, a antes conhecida Cidade Saúde, continua sendo o mais importante pólo turístico do Estado.


Certamente os mineiros, principalmente estes, são muito mais atraídos por conta das praias dessa cidade, e não tanto pela região serrana capixaba, de cultura ítalo-germânica, além de vários atrativos naturais.

Nossa região serrana tem, para rivalizar com ela, as regiões serranas de Minas e do Estado do Rio de Janeiro. No caso da região serrana fluminense lá estão ícones como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, muito conhecidos, não só no Brasil, como também em diversos países vizinhos.

Em razão do fato de se tratar de uma cidade já bastante conhecida como Cidade Saúde, pelas praias que possui (e não são tantas assim!..), na verdade muito mais por conta de suas areias consideradas de grande valor medicinal, e também por conta de gestores públicos que têm acordado cada vez mais para o fato de o turismo local ser a indústria sem fumaça que mais gera emprego, renda e maior desenvolvimento econômico e social para aquele município.

A previsão da Prefeitura de Guarapari é que o município deve receber, neste verão, cerca de um milhão de turistas; é preciso, no entanto, que o poder público, no âmbito municipal, melhore cada vez mais a infraestrutura, a logística e o acolhimento dos turistas para que eles voltem mais vezes e difundam, ao máximo, esse importante pólo turístico do ES.

Alencar Garcia de Freitas
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49