Alencar Garcia de Freitas: ambientalistas e biólogos precisam ter uma “conversa” séria com as cigarras

13 de janeiro de 2017

Durante minha caminhada matinal de terça, 12/01, tive um encontro por acaso com um coral de cigarras em uma árvore que, com todo o entusiasmo, quase arrebentavam as costas cantando, pedindo a volta do sol e do calor, só porque tinha caído uma chuvinha de madrugada; como se não bastassem o sol e o calor escaldantes, que têm deixado os reservatórios dos rios tão baixos, prenunciando a volta do racionamento de água dos moradores das cidades e também dos produtores rurais, deixando-os quase desesperados! 

Penso que talvez uma “conversinha” dos ambientalistas e biólogos com essas amigas da mãe-natureza se pudesse resolver o problema da seca...

Desde criança ouvia dizer que as cigarras “cantam” até rachar as cotas pedindo mais sol e calor sempre que as chuvas estavam ameaçando a sobrevivência delas. Não sei se é verdade ou lenda, mas nada melhor do que os ambientalistas e biólogos, que entendem desse “riscado”, para dar uma mãozinha; a verdade é que estamos precisando, urgentemente, de chuva em abundância, para repor os reservatórios de água e evitar um novo racionamento.

As cigarras e outros agentes ativos da mãe-natureza dão sempre sinais inequívocos para o bem ou não da população humana, do mundo animal e das propriedades rurais, e às vezes não atentamos para esses sinais.

Perdi a conta das vezes que escrevi nos últimos anos dando ênfase à necessidade do uso racional da água, bem perecível, à medida que os consumidores não tratam o problema com a urgência e necessidade que o caso requer, e o pior é que todas as classes ou quase todas tratam-no com um descaso assustador, envolvendo, inclusive, agentes do poder público que deveriam ser os primeiros a encará-lo com absoluta e total responsabilidade.

Não se pode negar que na maioria das vezes a falta de uma consciência verdadeiramente cidadã começa lá atrás quando os pais não passam os ensinos necessários para os filhos, inclusive pelo exemplo construtivo que deveriam dar.


Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49