Alencar Garcia de Freitas - exercício de imaginação: Temer conseguir aprovar as reformas

26 de abril de 2017




Como não é proibido imaginar, já imaginou Michel Temer conseguir aprovar as reformas e se tornar o eleitor número um das eleições de 2018? 

Da mesma forma que se pode imaginar que Lula, apesar do desgaste do seu partido e do seu próprio desgaste, possa passar incólume a todas as denúncias de que vem sendo vítima e vencer as próximas eleições presidenciais e assim se tornar o primeiro mandatário do país pela terceira vez. Afinal, no mundo das imaginações, tudo pode acontecer.

Não se pode esquecer que Itamar Franco, de saudosa memória, tendo assumido a presidência da República em face do impedimento de Collor, levou para o governo Fernando Henrique Cardoso, no primeiro momento como ministro das Relações Exteriores e no momento seguinte como ministro da Fazenda.

Nessa condição e em boa hora, FHC deu uma guinada de 360 graus nas políticas econômica e monetária, criando e implantando a moeda do Real, que, de tão valorizada, chegou a competir, no início, com o dólar.

Com essa guinada, Itamar conseguiu se cacificar como o eleitor número um do país, lançando, então, FHC como seu candidato a presidente da República, vencendo Lula, reelegendo-se quatro anos depois. Mais adiante, Lula deu o troco, elegendo-se duas vezes, e ainda por cima fazendo Dilma sua sucessora em um mandato e meio.

Por quê não imaginar que Temer poderá desfrutar de algo parecido: cacificar-se como eleitor número um, se conseguir aprovar as reformas, e assim lançar, hipoteticamente, Henrique Meirelles candidato a presidente da República, ainda mais que este é um técnico e não político, o que coincide com o atual desgaste da classe política e desejo de mudança de grande parte do eleitorado brasileiro.

Claro que pelo atual sistema eleitoral ele, Meirelles, terá que estar filiado a um partido político, mesmo que este seja nanico.

A preocupação é que, eleito, terá de se compor com algumas raposas das mais felpudas, mas creio um Henrique Meirelles saberá fazer isso muito bem, graças ao que aprendeu a vida inteira lidando com números e portanto com a economia brasileira.





Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49