O outono é sempre igual, mas sua casa pode ser diferente!

19 de abril de 2017

Por Bruna Littig

O outono começou dia 20 de março e vai até 21 de junho. Esse período possui característica próprias, como a queda de temperatura e das folhas das árvores, antecedendo o inverno e marcando a redução de luz solar durante o dia. 

É também o momento em que todo mundo começa a tirar os casacos do armário, limpar as botas e por que não decorar a casa? É possível preparar os ambientes com peças e acessórios que trazem o aconchego e a tranquilidade que a estação pede. 

Isso sem fazer quebra-quebra ou gastar muito, basta ter criatividade e aproveitar o que já tem guardado em casa e até no jardim.


Na sala de estar, por exemplo, saem os vasos com flores tropicais e entram as folhas secas e alaranjadas. Madeira e fibras naturais com seu característico tom marrom também contribuem para o estilo. 


No sofá e na cama, as almofadas ganham capas com estampas em tons de vinho e castanho, em vez do tom pastel predominante no verão. Os lençóis fininhos abrem espaço para tecidos quentes, como veludo, pele, camurça, malha. E os tapetes e mantas voltam com tudo.

Como as casas e apartamentos passam a ficar mais fechados nessa época, é natural que os cômodos fiquem um pouco mais escuros. Nesse caso, a iluminação ganha um destaque especial.
- “Na sala, vale apostar em pontos focais indiretos, menos cansativos aos olhos. Spots e luminárias, em alguns casos, são sempre bem-vindos, além de velas e lanternas para os fins de tarde,” sugere o arquiteto Flávio Zamborlini (foto), da Portofino Arquitetura.


Algumas estampas de papel e tecido de parede também podem contribuir para criar uma atmosfera outonal. São as que têm cores mais terrosas e estampas que lembram folhas caídas e galhos secos, tal qual o outono, como este da nova coleção outono/inverno da Redecora Adesivos.

O veludo é um dos tecidos da estação. 

Segundo o decorador Everson Thomy, da Móveis Conquista, em cômodos brancos e minimalistas, um móvel de veludo colorido traz despojamento e sofisticação na medida certa. Com todos os outros materiais opacos e discretos, o sofá vira protagonista.

- “Mas as cores sempre variam dependendo do projeto proposto. Para o outono, este cinza é ideal”, afirma.

No mundo animal, duas espécies possuem mais características do outono – ao menos no hemisfério norte – são os alces e o veado, que vivem em meio à floresta. 

A cabeça deles pendurada pela casa pode trazer um estilo ‘cool’ para sua morada, além de ser uma forte tendência no momento. Não pense que são as cabeças de verdade, já existem no mercado peças feitas em papel 3D, com várias cores e estampas.

Outra opção interessante e acessível é a fotografia. Encher a parede com fotos em família e imagens que lembram a paisagem da estação, vão transformar o lugar em uma mini galeria de arte. Os quadrinhos, com desenhos e frases típicas também funcionam bem.

- “O objetivo é criar várias composições para tornar o ambiente mais atrativo e diferenciado”, comenta o arquiteto.
Serviço:
Redecora Adesivos
Rua Carlos Martins, 459, Jardim Camburi (Vitória/ES), ao lado do Rock Burger.
(27) 2142-4720 / (27) 98134-6957
Whatsapp: (27) 99645-1256
www.redecoradesivos.com.br
Móveis Conquista
Av. Fernando Ferrari, 3137, Jabour (Vitória) e Rodovia do Sol, 1344, Itaparica (Vila Velha/ES)
(27) 3327-2468 / (27) 3329-3900

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49