Alencar Garcia de Freitas: Notinhas “plantadas” em colunas de jornais costumam dar certo

8 de maio de 2017




Para quem é do meio jornalístico, dá para perceber, de cara, que algumas notinhas “plantadas” em colunas de jornais têm, na maioria das vezes, remetentes certos e destinatários igualmente certos, com a esperança de ver se pegar, pegou. 

O melhor meio de identificar qual partido ou político “plantou”, está no estilo conceitual e redacional...

Certamente o colunista é o primeiro a perceber a intenção do “plantador” e qual será o “colhedor”; nesse caso quase sempre a notinha ou notinhas são “negociadas”, e, às vezes, representam notas de verdade, de real ou dólar.

Nos últimos dias algumas notinhas “plantadas” em colunas de alto conceito e muito lidas dão para perceber, nitidamente, manobras desse tipo, no mundo dos partidos, envolvendo figurões citados na Lava Jato, como Antonio Palocci, José Dirceu e outros atores semelhantes.

Manobras como essas acontecem também em emissoras de rádio e televisão e não é de agora que acontecem...

Grandes apresentadores de rádio do passado, como os falecidos Nilton Gomes, Jairo Maia, Castelo Mendonça, eram constantemente “sugeridos” a mandar abraços ou dizer bom dia, boa tarde e boa noite para políticos e figuras ilustres da sociedade, de modo a torná-las mais conhecidas. 

Podia acontecer, até, que algumas dessas figuras não tinham nenhum interesse político, mas apenas o desejo de, estando em algum encontro empresarial ou social, comentar que o apresentador tal havia mandado um bom dia, boa tarde ou boa noite para o fulano.

Talvez se poderia resumir um comportamento dessa natureza como algo próprio da vaidade humana.

No mundo da política e até mesmo no mundo dos negócios uma notinha aqui, ali ou acolá pode dar um bom retorno.

Alencar Garcia de Freitas 
é jornalista


COMENTAR

Regina

mas isso é e sempre foi comunicação kkk

Don Oleari

Tá certinha, Regina Tardin. Tá certinha.
Mas, tinha "jabazero" que era um escândalo kkkkkk...
Valeu, caríssima, pela participação.

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49