Caixa dágua deu problema? Instalação errada. Veja aqui o passo a passo.

26 de maio de 2017
Erro de instalação: principal causa de problemas com a caixa d’água


A falta de hábito de ler o manual faz com que muitas instalações sejam feitas de forma errada, o que danifica o produto e traz prejuízos ao consumidor final.

É preciso admitir que poucas pessoas têm o costume de ler o manual de instruções ao comprar um novo produto. O problema é que esse hábito, que também pode ser observado na instalação de caixas d’água, pode causar erros na instalação e uso do reservatório, anulando a garantia do produto e, consequentemente, trazendo prejuízos, danificando a instalação e, às vezes, até causando acidentes.

A instalação de um reservatório de água não é uma tarefa complexa, mas deve ser feita por um profissional da área de Construção Civil e conforme as orientações do fabricante, que segue as normas técnicas de Instalações Hidráulicas Prediais (NBR 5626) com recomendações relativas ao projeto, à execução e à manutenção para o bom desempenho da instalação e da garantia da água potável.

A Fortlev, líder em fabricação de caixas d’água no Brasil, além de disponibilizar juntamente com seus reservatórios os manuais de instalação e uso, mantém em seu site e suas mídias sociais (http://www.fortlev.com.br/videos/dicas-de-instalacao-da-caixa-dagua/) um vídeo que ensina como o profissional deve proceder. 

São cerca de 3 minutos com orientações que abordam desde as ferramentas necessárias até o tipo de superfície e as tubulações indicadas. Também é possível fazer o download do manual de instalação em http://www.fortlev.com.br.

A primeira providência é usar as peças corretas, como reforça a gerente de Marketing da Fortlev, Andrea Wittwer Mathedi. 

- “Em uma instalação correta, a Caixa d’Água Fortlev deve ter os seguintes tubos: entrada, saída, extravasor e de limpeza”, ensina.

Tanque Fortplus - Instalação O extravasor, também conhecido como ladrão, serve para escoar o excesso de água quando o nível máximo for superado. Já a tubulação de limpeza é uma saída exclusiva para esvaziamento da caixa d’água. A tubulação de limpeza é importante para facilitar esse procedimento, pois despejar a água com sujeira na coluna de distribuição de água fria pode prejudicar os mecanismos de válvulas, torneiras e chuveiros. Vale reforçar que as perfurações no reservatório devem ser feitas, obrigatoriamente, com a ferramenta serra-copo.

Antes da instalação, verifique se o local escolhido apresenta uma base rígida, horizontal, plana e nivelada, isenta de qualquer irregularidade, bem como espaçamento livre de, no mínimo, 60 centímetros para a limpeza e circulação. Deve-se lembrar que o reservatório cheio pode pesar toneladas (por exemplo, uma Caixa d’Água de 1.000L pesará aproximadamente 1 tonelada). 

Por isso, a base deve ser adequadamente projetada para suportar esse peso, e dimensionada para apoiar completamente o fundo do reservatório.

Serviço
Fortlev
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
http://www.fortlev.com.br
faleconosco@fortlev.com.br



Com Andréa Moreira

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49